Rotina para Idosos Dependentes: 5 Dicas Imperdíveis

Publicado em 21 de setembro de 2020
Rotina para Idosos Dependentes: 5 Dicas Imperdíveis

Por que criar uma rotina para idosos dependentes

A rotina é importante para pessoas de todas as idades. Desenvolvida ao longo da vida por meio de hábitos, uma das principais vantagens de se ter uma rotina para idosos dependentes é de que quando comportamentos se tornam habituais, a mente humana não precisa dedicar tanto esforço para realizá-los. 

Sendo assim, implementar uma rotina no dia-a-dia do idoso pode ser muito positivo. A importância de se ter uma rotina na terceira idade está associada a benefícios como redução de ansiedade, sensação de segurança e inclusive melhoria na qualidade do sono.

No entanto, criar uma rotina nem sempre é tarefa fácil. Para ajudar com isso, compartilhamos algumas dicas para ajudá-lo a fazer seu familiar querido se sentir mais confortável no dia a dia.

5 dicas para planejar uma rotina para idosos dependentes

1. Faça uma programação diária

O primeiro passo para as famílias que cuidam de um familiar idoso é fazer uma programação diária. Normalmente essa programação é feita já se pensando em toda a semana e inclui desde atividades básicas que devem ser realizadas rotineiramente até passeios, visitas de familiares, consultas médicas, etc.

Uma boa forma de dividir essas atividades é criando um cronograma horário dividido em segmentos de 30 minutos. Lembre-se de que ao criar este cronograma é importante levar em consideração os hábitos do seu familiar idoso.

Por isso, não esqueça de o consultar com relação às suas preferências, como o horário que normalmente acorda, quando gosta de almoçar e se tem algum programa na TV que assiste diariamente.

2. Consistência em refeições, medicamentos e hora de dormir

A programação de uma rotina nem sempre precisa ser exatamente igual em cada dia, inclusive, recomendamos que haja pequenas diferenças para que os dias não fiquem todos iguais. No entanto, algumas atividades são muito importantes e não podem ser perdidas. Para essas atividades, uma rotina precisa pode trazer muitas vantagens.

Listamos 3 exemplos de atividades rotineiras que, de preferência, devem ser realizadas nos mesmos horários todos os dias: refeições, medicamentos e hora de dormir. 

Criar o hábito da hora das refeições tem um impacto não apenas psicológico, mas também físico no idoso. O corpo se habitua a ingerir alimentos em uma certa quantidade e frequência, e alterar esse ciclo pode trazer efeitos negativos, principalmente para um corpo com mais idade.

Já o horário do medicamento, além da recomendação médica, também diminui as chances de o idoso se esquecer de tomá-los. Existem inúmeras ferramentas que ajudam o idoso administrar os medicamentos. As mais comuns são o alarme e caixinhas de medicamento.

Por fim, a hora de dormir deve ser sempre consistente. Da mesma forma da refeição, o nosso corpo se habitua com o nosso horário de dormir, e isso pode ser especialmente útil pessoas que sofram com os sintomas da síndrome do entardecer.

3. Ambientes familiares

Nós gostamos de frequentar ambientes que já conhecemos. Vamos ao mesmo cinema, jantamos no mesmo restaurante e caminhamos na mesma praça. A familiaridade destes ambientes nos trazem a sensação de conforto e segurança. 

Portanto, ao planejar a rotina de seu familiar idoso, leve isso em consideração. Eventualmente uma mudança de cenário é positiva, mas para alguém que já passou boa parte da vida frequentando os mesmo locais, adaptar-se a novas mudanças pode ser difícil. Tente manter a rotina do seu familiar querido o mais habitual possível.

4. Entenda os gostos do seu familiar idoso

Apesar de que você seja a pessoa responsável por planejar a rotina, quem irá vivê-la todos os dias é seu familiar idoso. Por isso, não deixe de conversar com ele(a) para entender o que gosta e não gosta de fazer. Às vezes, conversar com a equipe de cuidadores e outros familiares pode ajudar.

Além disso, lembre-se do que seu familiar gostava de fazer quando não estava com um elevado grau de dependência. Além de garantir uma boa rotina para seu familiar, essa pesquisa poderá fornecer ótimas memórias para você e sua família.

5. Mantenha uma equipe de cuidadores consistente

Idosos dependentes normalmente contam com uma equipe de cuidadores para auxiliar em suas tarefas diárias. Ao contratar uma agência de cuidadores, é importante garantir que você contará com uma equipe de cuidadores regulares.

A mudança frequente de cuidadores pode ser difícil para seu familiar querido. Além disso pode ser prejudicial para a eficácia de uma rotina diária. 

Se você está em busca de cuidadores, entre em contato com nossos especialistas e receba orientação gratuita sobre como proceder. Além disso, você pode consultar nosso guia completo com tudo que você precisa saber sobre cuidadores de idosos.

Compartilhar