5 dicas de atividades para idosos com Alzheimer

Publicado em 23 de setembro de 2020
5 dicas de atividades para idosos com Alzheimer

Os benefícios de atividades para idosos com Alzheimer

As atividades para idosos com Alzheimer trazem inúmeros benefícios para se enfrentar os desafios da longevidade com uma melhor qualidade de vida. 

Com o uso de atividades físicas, o idoso passa a se movimentar mais, ganha força, melhora sua flexibilidade, equilíbrio e circulação sanguínea.

Permanecer ativo também melhora a alimentação, o sono, o humor e a autoestima. 

Mas, para isso, é importante selecionar exercícios que estejam de acordo com a capacidade física e motora do idoso.

Nesse artigo nós listamos 5 dicas de atividades para idosos com Alzheimer. São atividades simples, que a maioria dos idosos conseguem realizar, mas lembre-se de que sempre deve ter alguém acompanhando o idoso para evitar qualquer risco à sua saúde.

Dicas de atividades para idosos com Alzheimer

Caminhada

Apesar de ser uma atividade simples, a caminhada tem ótimos efeitos para o nosso corpo. Costuma-se dizer que nós devemos caminhar cerca de 10.000 passos por dia. 

Essa quantidade pode ser muito para um idoso, mas é recomendado que se faça ao menos 30 minutos de caminhada por dia.

Uma dica para pessoas com maiores dificuldades de mobilidade é de dividir esses 30 minutos em 2 ou 3 etapas de 15 ou 10 minutos cada.

Equilíbrio vertical

Manter-se equilibrado em uma posição vertical por um determinado período de tempo é importante para manter uma boa postura e equilíbrio ao longo da longevidade.

Para aqueles que querem um nível de exercício um pouco mais avançado, mantenha-se equilibrado em apenas uma perna. Faça isso com ambas as pernas por consecutivas vezes.

Sentar sem apoio para as costas

Sentar-se sem apoio para as costas por alguns minutos ao longo do dia também ajuda o idoso a manter uma boa postura. Por não ter onde apoiar as costas, o corpo do idoso precisará fazer um esforço que fortalece os músculos abdominais e das costas.

Sentar e levantar

O exercício de se sentar e levantar por consecutivas vezes ajuda o idoso a fortalecer seus membros inferiores, como pernas e panturrilhas. O número de vezes varia de acordo com a capacidade física do idoso, sendo o ideal entre 5 e 10 vezes.

É importante evitar que estes membros sejam pouco utilizados ao longo do dia, principalmente se o idoso passa a maior parte do seu dia sentado. Por isso, repita essa atividade algumas vezes por dia.

Alongamento

Existem inúmeras formas de alongar o nosso corpo. Pode ser deitado na cama, sentado ou em pé. O importante é que o idoso pratique o alongamento diariamente. 

Dicas de segurança para atividades para idosos com Alzheimer

Agora que você já conhece as nossas 5 dicas de atividades para idosos com Alzheimer, é importante que você leia algumas dicas básicas de segurança para acompanhar o idoso em suas atividades.

Dicas de segurança:

  • Sempre consulte um médico para garantir que o idoso possa realizar a determinada atividade com segurança.
  • Mantenha o idoso bem hidratado ao longo do dia, principalmente antes de se realizar alguma atividade. Em casos como atividades mais longas como uma caminhada, leve uma garrafa de água. 
  • Acompanhe o nível de esforço que o idoso está realizado. Uma forma de se fazer isso é pedir para o idoso conversar um pouco. Caso você perceba que lhe está faltando ar, faça uma pausa ou diminua o nível da atividade. Se a falta de ar permanecer, é melhor parar e retomar em outro momento. 

Conclusão

A prática de atividades e exercícios físicos é muito importante para manter os idosos ativos e com uma boa qualidade de vida em sua longevidade.

Para implementá-las com sucesso, é recomendado que estas atividades sejam incluídas na rotina do idoso de forma gradual, até que se tornem natural e parte do seu dia-a-dia. 

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