As 10 melhores atividades lúdicas para idosos

Publicado em 6 de outubro de 2020
As 10 melhores atividades lúdicas para idosos

Pensando nas melhores maneiras de oferecer entretenimento para idosos, as atividades lúdicas são práticas que estimulam diversos sentidos. Essas atividades servem para despertar a criatividade, a autonomia e melhorar a qualidade de vida na terceira idade. 

Os problemas de saúde comuns dessa fase, como falta de concentração, falta de visão, audição, memória, fala e coordenação motora podem ser encarados com maior tranquilidade quando unidos a funções recreativas.

Muitos idosos se sentem cansados, desanimados e sintomas depressivos podem aparecer quando há a falta de estímulos externos. Por isso é importante realizar atividades diversas durante toda vida. Então, neste artigo, vamos te mostrar as melhores atividades lúdicas para idosos.

Os benefícios de atividades lúdicas para idosos

Comunicação e forma de se expressar

Socializar pode ser um desafio para os mais velhos, mas as atividades lúdicas são excelentes maneiras de integração social e uma oportunidade para novos diálogos!

Funções motoras e cognitivas

É comum que as pessoas acima dos 60 anos apresentem dificuldades em mexer instrumentos finos (canetas, pincéis e talheres) por causa de tremores. Dessa forma, as atividades rítmicas leves e formas específicas de estimulação cognitiva são indispensáveis para os idosos.

Além desses pontos, essas atividades aumentam a autoestima e previnem a depressão, cuidando da saúde emocional e psicológica.

As 10 melhores atividades lúdicas para idosos

Agora, veja como são diversificadas as atividades para idosos. Selecionamos sugestões de qualidade para garantir o entretenimento e inspirar a prática dessas atividades.

Artesanato

Desde costurar até moldar argila, o artesanato é uma prática milenar. O artesanato auxilia nas habilidades motoras e proporciona o autoconhecimento.

Jogos

Tanto jogos de mesa quanto jogos tecnológicos são ótimas opções para os idosos. 

Abaixo, algumas opções de jogos:

De palavras e números: caça-palavras, cruzadinhas, diretas;

De mesa: baralho, bingo, paciência (tanto por computador quanto na mesa).

Tecnológicos e videogames: existem muitas plataformas e jogos que atendem todas as idades. O Nintendo Wii (2006) foi pioneiro em unir a movimentação física aos jogos eletrônicos, sendo utilizado, inclusive, para a reabilitação de pacientes na terceira idade.

DICA: Jogo da memória com fotos da família! Pegue fotos de parentes e distribua na mesa junto a outras cartas com o nome deles! Além de fotos de parentes, pode ser feito com fotos de momentos marcantes da vida do idoso, como o nascimento de um filho ou uma data comemorativa.

Ouvir música

Os benefícios da música são inúmeros: eleva o humor, reduz a ansiedade, aumenta o desempenho cognitivo e melhora a qualidade do sono.

Pintura

Pintura com tinta é uma ótima opção para praticar a coordenação motora de forma leve e se divertir, estimulando a criatividade e a capacidade de se expressar do idoso.

Exercícios físicos

Além de promover saúde física, os exercícios físicos liberam a endorfina, hormônio do bem-estar. Exercícios como:

  • Ioga;
  • Caminhadas;
  • Ginástica;
  • Hidroginástica.

São ótimas opções de atividades para idosos!

Jardinagem

Plantar uma árvore ou fazer uma horta é uma atividade constante, um trabalho de cuidado, o qual necessita de uma atenção diária, sem deixar de ser uma atividade prazerosa.

Ir ao cinema

Assistir filmes é divertido em todas as idades e em todos os lugares, mas ir ao cinema é uma boa experiência para a terceira idade sair de casa, socializar e se divertir.

Atividades em grupo

Muitos idosos se sentem sozinhos nessa fase da vida, então, nada melhor do que realizar atividades em grupo! Oficinas e cursos, caminhadas, bingo, ou até mesmo ir a igreja fazem toda a diferença para o bem-estar do idoso.

Viajar

Viajar em um cruzeiro, ir à praia, ao interior, visitar um parente que não via há muito tempo. Essas atividades podem ser realizadas com ou sem acompanhantes, de avião, ônibus, excursões e muito mais!

Aprender algo novo

O conhecimento de mundo é uma atividade fundamental para a saúde emocional e psicológica! A sensação de aprender algo novo é satisfatória em qualquer idade. Aprender a tocar um instrumento, ler um livro ou cozinhar uma receita nova desenvolve a autonomia do idoso. E você, quando foi a última vez que aprendeu algo novo?

O equilíbrio por meio de atividades lúdicas para idosos

Com tantas opções, fica mais fácil de encontrar atividades que sejam prazerosas para os idosos. Assim, o isolamento deixa de ser uma realidade e as pessoas têm alternativas para interagir em ambientes criativos, acessíveis, auxiliando no desenvolvimento de uma rotina saudável.

Atividades lúdicas também são uma forma de autocuidado e autoconhecimento, atitudes fundamentais de quem busca qualidade de vida em qualquer faixa etária.

Compartilhar