Dicas de como guardar medicamentos para idosos

Publicado em 21 de setembro de 2020
Dicas de como guardar medicamentos para idosos

Guardar medicamentos para idosos pode ser uma tarefa difícil

Como um cuidador familiar, ou até mesmo um cuidador profissional, é muito comum que você se encontre na situação em que precisa pensar em como guardar medicamentos para idosos da melhor forma possível. 

Nós conhecemos a importância de se organizar os medicamentos de um idoso de forma correta. Tomar todos os medicamentos na hora certa e na quantidade prescrita é um item chave para manter os idosos mais saudáveis ​​e independentes possível.

Para isso, existem diversas formas de se organizar os medicamentos, sendo as principais com o uso de planilhas e caixas de medicamentos.

Porém, pouco se fala sobre a importância de guardar estes medicamentos corretamente. Por isso, neste artigo nós resolvemos trazer dicas úteis que irão te ajudar a guardar os medicamentos do seu familiar idoso da forma ideal.

Por que os idosos têm dificuldades em se medicar corretamente

Ainda que sejam independentes, os idosos costumam ter dificuldade em se medicar corretamente. E conforme a idade avança e o idoso passa a se tornar mais dependente, é comum que surjam problemas com os medicamentos. 

Existem inúmeras razões pela qual um idoso pode enfrentar dificuldades em cumprir as orientações médicas.

Normalmente os problemas começam a aparecer quando o idoso passa a ter de tomar uma grande quantidade de medicamentos, em diferentes horários do dia. Nesse sentido, uma rotina bem estabelecida pode ajudar. 

Além disso, a indústria farmacêutica não ajuda com o nomes complexos dos medicamentos. Conseguir ler e lembrar o nome de cada um pode ser uma tarefa bastante complicada. Para ajudar com esse problema, separamos 5 dicas de como guardar medicamentos para idosos.

Dicas de como guardar medicamentos para idosos

1. Guarde todos os medicamentos regulares em um único local

É mais fácil perder o controle dos medicamentos regulares se eles forem armazenados em locais diferentes.

Alguns idosos costumam manter certos medicamentos na cozinha, outros na mesa de cabeceira e alguns no armário de remédios do banheiro. 

Um bom hábito é manter todos os seus medicamentos regulares em um só lugar. Assim você pode saber exatamente o que está sendo tomado, além de não correr riscos de se esquecer de onde deixou um medicamento importante.

2. Armazene os medicamentos de forma adequada

Os medicamentos devem ser armazenados em um local seco e fresco. Ademais, existem medicamentos que possuem características específicas, portanto mantenha-os em sua embalagem original. 

Muitas pessoas costumam deixar os seus medicamentos no banheiro, mas a umidade e o calor do local podem afetá-los. Sendo assim, idealmente deve-se procurar outro local da casa. 

Lembre-se de manter os medicamentos sempre à meia altura, de forma que crianças e animais de estimação não consigam alcançá-os.

3. Mantenha os medicamentos de reserva em local separado

Outro bom hábito é de sempre se ter medicamentos de reserva. Assim você garante que caso o atual acabe, você não terá de sair correndo para a farmácia, tendo tempo suficiente para comprá-lo quando necessário.

No entanto, para garantir a boa organização, mantenha estes medicamentos de reserva em um local separado.

4. Separe os medicamentos regulares dos demais

Da mesma forma que você deve manter os medicamentos de reserva em lugar separado, mantenha os medicamentos regulares em um local diferente daqueles usados ocasionalmente.

Isso diminui a chance do idoso se confundir e tomar o medicamento errado. Em resumo, você deve ter três locais separados, um para cada tipo de medicamento, conforme os itens abaixo: 

  1. Regulares, ou seja, aqueles que ele toma todo dia
  2. De reserva, ou seja, os que estão guardados para caso os regulares acabem
  3. Ocasionais, ou seja, aqueles que ele toma apenas de vez em quando (ex: aspirina)

5. Divida os medicamentos em 3 prateleiras

Lembra quando falamos para você deixar todos os medicamentos regulares em um único local? Pois é, a melhor forma de guardar medicamentos para idosos é separando os medicamentos regulares em três prateleiras (uma para cada parte do dia). 

Deixe os medicamentos da manhã na prateleira de cima, os medicamentos da tarde na prateleira do meio e os medicamentos da noite na prateleira de baixo. Essa pequena mudança facilitará muito a vida do seu familiar idoso.

Compartilhar