Idosos no mercado de trabalho: uma relação com muitos benefícios

Publicado em 21 de novembro de 2020
Idosos no mercado de trabalho: uma relação com muitos benefícios

Envelhecer não é mais sinônimo de descansar. Nos dias atuais, cada vez mais a terceira idade busca atividades para fazer e ocupar seu tempo. Por isso, aumentou consideravelmente o número de idosos no mercado de trabalho.

Para alguns, não faz muito sentido idosos estarem prolongando seus anos de carreira ou buscando vagas de emprego, já que eles podem contar com a aposentadoria. 

Contudo, a realidade no Brasil é diferente. São diversas as causas que podem levar uma pessoa de idade avançada a querer trabalhar. 

Quais são os motivos dos idosos estarem no mercado de trabalho?

As pessoas idosas estão no mercado de trabalho principalmente pela necessidade financeira, como a maioria das pessoas.  

A aposentadoria raramente é suficiente para manter uma boa qualidade de vida e é necessário esse acréscimo. Existem casos também em que os idosos ainda são os provedores da família, por isso precisam permanecer trabalhando. 

Além disso, como falamos no início deste artigo, alguns idosos estão à procura de atividades. 

A terceira idade pode trazer consigo a ociosidade, e não é saudável ficar sem ter o que fazer por muito tempo. Estudos mostram que a ociosidade dos idosos pode ser prejudicial e levar à depressão ou suicídio.

Sendo assim, para alguns idosos,  permanecer no mercado de trabalho também pode ser uma forma de preservar sua saúde e a qualidade de seu envelhecimento. 

Um terceiro ponto importante a ser destacado é que pessoas de 60 anos, hoje em dia, são muito mais ativas do que as de anos atrás. Ou seja, para elas é muito comum continuar trabalhando normalmente. 

É crescente o número de idosos no mercado de trabalho. Terceira idade não é mais sinônimo de descanso.

Benefícios para o idoso no mercado de trabalho

O trabalho, quando não exaustivo e estressante, traz muitos benefícios para as pessoas, incluindo os idosos.

Estar no mercado de trabalho pode ajudar a pessoa de idade em muitos pontos. 

Primeiramente, o idoso terá contato com pessoas diariamente, fazendo bem para o seu emocional, principalmente para àqueles idosos que são ativos e gostam de conversar.

Em segundo lugar, a maioria das empresas e negócios utilizam a tecnologia ao seu favor. As pessoas com mais de 60 anos já estão cada vez mais habituados a utilizar o meio digital, e o trabalho pode ser mais uma fonte de incentivo e aprendizado em seu dia a dia.

Por fim, trabalho cria uma rotina e traz dinamismo para a vida da pessoa. Na terceira idade, isso é muito bom. 

O idoso terá mais hábitos de se mover e caminhar, contribuindo o seu lado físico, e poderá exercitar seu raciocínio, criatividade e outros aspectos do lado cognitivo 

Quais são as dificuldades?

Infelizmente, existem dificuldades para os idosos no mercado de trabalho. A primeira delas é que a maioria das empresas dispensam o trabalho de pessoas mais velhas. 

Alguns empresários têm a mentalidade de que a pessoa deixará de ser útil à sua empresa, e, por isso, não ofertam vagas para pessoas acima de 60 anos. 

Para combater este preconceito, surgiu a Maturijobs, uma startup que busca ajudar pessoas acima de 50 anos a encontrarem vagas de emprego. A empresa tem uma posição cada vez maior no mercado justamente por enxergar este potencial. 

Além disso, os idosos que não estão habituados com o uso de aparelhos tecnológicos podem sofrer um pouco com a adaptação. 

Não são todos os segmentos que terão essas adversidades para o idoso, mas é preciso considerar que ainda existem. 

Quais são os benefícios para as empresas que contratam idosos?

Apesar de existirem empresas contrárias à inclusão dos idosos no mercado de trabalho, muitas veem o lado positivo. Existem várias vantagens para a empresa quando contratam uma pessoa de terceira idade. Veja algumas delas:

  • A empresa pode ganhar clientes mais fiéis que admiram a atitude de contratar uma pessoa mais velha. 
  • Idosos são pessoas mais experientes que pessoas mais jovens, então eles têm sabedoria para lidar com situações.
  • Idosos possuem maior disponibilidade de tempo, já que não precisam mais cuidar de filhos pequenos.
  • Ao colocar jovens trabalhando ao lado de pessoas mais velhas, a empresa pode contar com uma grande fonte de treinamento por conta da experiência dos profissionais

Tendo em vista todos esses benefícios, a empresa que compreende isto e aceita ter um idoso na sua equipe, sem dúvidas, está à frente das outras. 

Como os idosos devem se preparar para o mercado?

Em casos de voltar ao mercado de trabalho, é necessário algumas preparações. Veja algumas dicas que destacamos:

  • Faça um curso de computação e meio digital;
  • Prepare um bom currículo, com todas as experiências e referências pessoais e profissionais;
  • Mostre vontade de aprender e de estar ali;
  • Se cadastre em sites e plataformas de empregos
  • Trabalhe o seu networking, procure amigos e familiares e diga que está em busca de vagas de emprego.

Voltar ao mercado de trabalho é um processo. Às vezes fácil, às vezes nem tanto. Pode ter diversos significados para o idoso, diversas motivações. 

Entretanto, é imprescindível ressaltar que a presença dos idosos no mercado de trabalho é uma via de mão dupla campeã, com benefícios para ambas as partes. 

Compartilhar