Rotina Diária para Idosos: Conheça a sua Importância

Publicado em 21 de setembro de 2020
Rotina Diária para Idosos: Conheça a sua Importância

A importância de uma rotina diária para idosos

Independente da idade, as pessoas costumam ter medo do desconhecido. Conforme uma pessoa perde a sua independência e suas habilidades físicas e/ou cognitivas, seu mundo se torna cada vez mais desconhecido.

E a imprevisibilidade do dia-a-dia pode adicionar ainda mais estresse à essa difícil situação. Por esse motivo, uma rotina diária tende a ajudar tanto idosos quanto seus cuidadores.

Assim, todos sabem como será o dia e não há necessidade se preocupar com o que vai acontecer em seguida. Com uma rotina estabelecida, o idoso se sente mais seguro e confiante, tendo impacto direto em sua qualidade de vida e bem-estar geral.

Neste artigo descrevemos o que é uma rotina diária e compartilhamos a importância para os idosos listando alguns de seus benefícios.

O que é uma rotina diária?

Uma rotina significa repetir certas atividades em um mesmo horário por repetidos dias. Isso ajuda a estruturar o dia, além de trazer um fluxo natural às atividades. 

Criar uma rotina também facilita o acompanhamento de atividades importantes, como se medicar, ir ao banheiro, beber água e comer.

Por exemplo, parte de uma rotina diária seria acordar no mesmo horário pela manhã e em seguida seguir um fluxo de atividades, como ir ao banheiro, escovar os dentes, tomar um banho e depois sentar-se para comer o café da manhã.

Durante a própria refeição, o idoso poderia criar o hábito de tomar os seus medicamentos assim que dá o primeiro gole em seu suco de laranja.

É importante que a rotina diária seja algo natural, e que muitas vezes já faz parte dos hábitos e costumes do idoso. Além disso, lembre-se de que não é necessário um cronograma extremamente rígido.

O principal objetivo da rotina é criar uma certa previsibilidade para o dia, e não uma lista de regras do que deve e não deve ser feito.

3 benefícios de uma rotina diária para os idosos

1. Redução da ansiedade

A falta de controle sobre suas vidas tende a fazer com que os idosos se sintam constantemente ansiosos. O problema muitas vezes se dá pela insegurança sobre o que vai acontecer em seguida, e como eles poderão se sair em uma tarefa que gere uma certa dificuldade.

E nos casos em que os idosos apresentam alguma condição de saúde que tenha impacto em sua cognição ou saúde física, como demência, derrame ou depressão, esse nível de ansiedade pode ser ainda mais elevado.

É normal que conforme a idade avança alguns idosos precisem de auxílio para controlar sua rotina. Nesse momento, eles se tornam dependentes de outras pessoas para as suas atividades de vida diária.

E justamente por depender de outras pessoas, que a ansiedade e o estresse se tornam mais comuns. Imagine você sem saber quando suas necessidades serão atendidas, ou querendo fazer alguma atividade mas não tendo condições de fazê-la.

Uma rotina regular é uma forma de reduzir o estresse e a ansiedade porque os idosos sabem exatamente o que ocorrerá em seguida, como essa atividade será realizada e quem será o responsável por lhes ajudar a realizar essa atividade.

2. Sensação de segurança

A maioria das pessoas não gosta de incertezas. O conhecido é algo que traz segurança, enquanto o desconhecido está associado a incerteza e medo. 

Ao se ter uma rotina estabelecida, o idoso se sente mais seguro, tem estabilidade e consegue aproveitar mais do dia que está por vir. Além disso a rotina facilita lidar com dificuldades de memória.  

3. Melhoria no sono

Ter uma rotina diária também tem um impacto em nossos organismos. Não apenas para os idosos, mas todos se sentem melhor quando fazem uso de uma rotina de sono. O nosso corpo gosta quando dormimos e  acordamos no mesmo horário.

E sabendo que muitos idosos têm problemas para dormir durante a noite, criar uma rotina diária é uma maneira simples e de melhorar a situação sem uso de medicamentos.

Agora que você já conhece a importância da rotina para o idoso, confira o nosso artigo sobre 5 dicas para se criar uma rotina para idosos

Compartilhar